Das praias exuberantes aos monumentos históricos, escalas de cruzeiros desvendam o Brasil

Do Sudeste ao Nordeste, os 10 portos mais visitados por cruzeiros na temporada brasileira oferecem atrações que vão da natureza exuberante à história do país. Alguns são clássicos, como o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, e o Pelourinho, em Salvador. Outros, curiosos, como o Emissário Submarino, em Santos. Conheça os pontos mais procurados em cada um desses locais

Búzios – É uma das cidades mais charmosas do litoral fluminense. Um dos locais mais visitados é a Praia da Armação, na área central do município. Além da água cristalina e dos coloridos barcos pesqueiros, chama atenção o calçadão da Orla Bardot, batizado em homenagem a diva Brigitte Bardot, que se apaixonou pela cidade nos anos 1960.

Rio de Janeiro – Em uma cidade com tantos encantos, o Corcovado é uma boa alternativa para ter uma vista panorâmica, além de contar com um dos principais ícones do Rio de Janeiro, a estátua do Cristo Redentor. De cima do morro, aos pés do Cristo, é possível observar os principais pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, o estádio do Maracanã e as praias da Zona Sul.

Ilhabela – Conhecida como a Capital da Vela, Ilhabela tem nas praias seu principal atrativo, com 42 distribuídas em 130 quilômetros de costa. A mais badalada é a Praia do Curral, que atrai muitos jovens. A cidade também tem como destaque a Mata Atlântica, que cobre 83% de sua vegetação.

Salvador – A capital baiana é conhecida pela alegria e pelas festas, mas também se destaca como um dos locais mais ricos em história no Brasil. Quinta cidade mais visitada por cruzeiros, tem como um de seus pontos turísticos mais importantes o Centro Histórico, em especial o Pelourinho. Famoso por sua arquitetura barroca, o local usado para castigar escravos na época colonial hoje é repleto de restaurantes e lojas.

Ilha Grande – Como o nome já diz, a ilha pertence a Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, e recebe muitos navios durante a temporada. Tudo na ilha gira em torno da natureza. A parte mais povoada é com maior oferta de hotéis, pousadas, bares e restaurantes é a Vila do Abraão. Além dela, vale conhecer as cachoeiras e a praia da Feiticeira.

Ilhéus – Conhecida como uma das mais importantes produtoras de cacau no Brasil colonial, Ilhéus é também lembrada pelas obras de Jorge Amado. Entre os principais pontos turísticos da cidade estão locais históricos que foram cenário de livros do autor como o Bataclan, que no passado foi um cabaré frequentado pelos coronéis do cacau.

Angra dos Reis – O local mais visitado de Angra dos Reis ainda é Ilha Grande, mas a cidade também reserva seus atrativos e fica em sétimo entre os portos mais vistados por cruzeiros na temporada brasileira. Entre seus principais destaques está o Centro Histórico, que conta com construções como o Convento São Bernardino, a Igreja do Carmo e casarões antigos.

Recife – Com um belo Centro Histórico e as famosas pontes do Rio Capibaribe, nada se compara em atração para os turistas em Recife com a praia da Boa Viagem. Uma das mais extensas praias urbanas do mundo, é frequentada tanto por visitantes quanto por moradores da cidade.

Maceió – A praia de Ponta Verde é uma das principais em perímetro urbano da bela capital de Alagoas. Suas águas claras e calmas atraem banhistas e praticantes de esportes como windsurf e mergulho. Os coqueirais, as barracas ao longo da orla e o calçadão são outros atrativos

In Vida e Estilo – Terra