Nunca houve uma grande preocupação, por parte dos principais players do turismo, pela organização do sector ou reivindicação de melhores condições e infra-estruturas ao poder público.

cruzeiros buzios

A industria do turismo é a principal atividade da cidade e praticamente todas as empresas de Búzios dependem vertical ou horizontalmente desta atividade.

É sabido que ao longo da historia recente da cidade, nunca houve uma grande preocupação, por parte dos principais players do turismo, pela organização do sector ou reivindicação de melhores condições e infra-estruturas ao poder público. Tirando como é claro alguns casos esporádicos em que personalidades avulsas tem remado contra a maré…

O setor é pautado pela desregulação de critérios e políticas.É difícil entender que uma cidade com os recursos naturais como Búzios, não cuide e não e explore o potencial da industria turística.É não entender que tem no turismo a sua maior riqueza.

Me parece que neste momento estão tocando os sinos da consciência de um boa parte dos intervenientes.

Sabemos que alguns empresários pensavam o negocio de uma forma extrativista, focada apenas uma obtenção de lucros e sem preocupação com o meio envolvente.Pois bem, esses mesmos empresários entenderam que o negocio pode ser sustentável , e ainda bem!

Finalmente entenderam que não vão passar em Búzios apenas uma temporada e que provavelmente vão criar os filhos e netos também neste lugar.

Quem pode ganhar com este compromisso de organização e planejamento: TODOS!

O crescimento económico e desenvolvimento são as duas faces de uma mesma moeda.

Enquanto o crescimento economico está voltado apenas para a capacidade de gerar dinheiro, o desenvolvimento está focado em gerar dinheiro e bem estar.

Só o desenvolvimento permite a possibilidade de gerar dinheiro a longo prazo e de um forma sustentável.E é isso que Búzios precisa para se desenvolver.
E numa política de desenvolvimento econômico particularmente aplicada à industria do turismo de Búzios são essenciais os seguintes vectores:

Saneamento Básico
Como é possível a cidade não ter Saneamento básico adequado.Onde estão as redes de esgoto , a recolha eficaz do lixo, a separação do mesmo???Apenas em alguns lugares para inglês ver…..Falta fazer tudo!

Mobilidade
Como diria um notável vereador da nossa cidade,”como poderemos atrair um turismo de qualidade sem estradas adequadas a carros de alta qualidade”.
As estradas estão uma desgraça, não existe engenharia de tráfego, não existem transportes alternativos, nem sequer uma básica ciclovia,numa cidade perfeita para a pratica do cicloturismo…Como funciona de uma forma desregrada o estacionamento de carros……Poderemos limitar os carros e não as pessoas de entrar na cidade?

Qualificação/Formação profissional
Búzios tem gestores e empregados mal qualificados.Sem enfoque em escolas, centros de formação e universidades que criem riqueza intelectual.Se pretendemos que o turismo seja sustentável a aposta na educação é prioritária.É necessário ter uma política de real emprego para que a turnover/rotatividade do mesmo se reduza. Lembro que o turismo depende do binômio -> qualidade do produto x qualidade do serviço.

Urbanismo
Acredito que Otavio Raga Gabaglia tenha sido um visionário e muito a ele se deva no sentido de preservar e desenvolver a estética da cidade. No entanto a rua das pedras poderia ser um pouco mais democrática aos pedestres com mobilidade reduzida como por exemplo a pessoas idosas ou com deficiência.Estou certo que existem soluções para melhorar a mobilidade sem tirar o chame das pedras….
A cidade não tem um plano diretor de ordenamento, nem sequer as ruas principais tem calçadas adequadas. Toda a cidade tem postes plantados no meio das calçadas o que também dificulta a mobilidade.
Porque não tirar os postes da cidade e juntamente com uma rede de esgoto nova enterrar todos os fios de telefone e elétricos , não seria isso que uma cidade turística faria?
As fachadas de determinadas casas e negocios são lamentavelmente desagradáveis e mostram a degradação de Búzios…

Limpeza
Como uma cidade tem praias e entrada de praias sujas? Porque não existem lixeiras adequadas quer nas praias quer no centro?

Fiscalização
Este é um problema central.É endêmico do Brasil a falta de capacidade, apenas é possível ter mais rigor e eficiência nesta area com uma elite atenta e que faça a cobrança aos seus governantes.Se os players da cidade não entenderem que este é o ponto fundamental não acredito que vá adiante qualquer tipo de política, qualquer tipo de ação conjunta…Não acontecerá a Mudança.

Preservação do meio ambiente
Acredito que face à realidade do Brasil, em geral até exista um pouco mais de cuidado que em outros lugares. Mas as políticas são um desastre para quem quer atrair uma turismo de qualidade (nacional e sobretudo internacional).

Integração
Os bairros periféricos de Búzios e as condições de vida dos seus moradores são menosprezadas e tratadas apenas como pretensões “eleitoraleiras”. Sem condições de vida adequada e sem capacidade de criar riqueza não conseguimos fixar população em Búzios e perdemos cada vez mais mão de obra.

Ordem pública
As instituições necessitam de um pouco mais de cuidado e carinho para poderem atuar de uma forma mais eficaz. Talvez um pouco mais de formação seria necessário…

Marketing vs Marketing Digital
Onde está a estratégia. Onde estão os clientes ? nas feiras de turismo???????? ou no computador?

Eventos
Não há calendário de eventos adequados às necessidades do publico que se pretende atrair.

Inúmeras coisas haveria para dizer, convido a todos a usarem e acrescentarem medidas para estes vectores essenciais para o desenvolvimento da cidade.Apenas com o debate destes temas poderemos chegar à mudança e à melhoria das condições de vida de todos: população e empresários.
Lembrando que , o importante, é a necessidade de fiscalização da população para a execução e controle destas medidas.

Existem também interesses instalados que tem de ser reavaliados se estão de fato a ser benéficos para os interesses da cidade.
Limitar o numero de visitantes a Búzios é a medida mais castradora que já vi ser tomada.
Existe um mecanismo automático de regulação do acesso a Búzios, a ela se chama lei da demanda que é o mecanismo mais democrático de lidar com a situação de público indesejado. Naturalmente se presume que haja um trabalho em termos legislativos e judiciario de regulamentação do mercado (por exemplo fiscalizar e punir empresas que não estão regulares e por isso oferecem produtos e serviços de uma forma desleal).Existe também a necessidade de uma política de atração do mercado/s que se pretende atingir.

Ir com a corrente e sem rumo

Por fim, lembro que o papel democrático de um prefeito não é apenas decidir em função dos mais fortes ou de algumas mobilizações populares ou corporativas e sim ter a coragem de enfrentar as adversidades que ocorrem ao longo da sua permanência no poder para poder pensar no exercicio do mandato como um todo, o que é melhor para o DESENVOLVIMENTO da cidade e para o seu futuro.

por Filipe Neto