Rua das Pedras, trilhas e praias. Conheça as atrações imperdíveis em Búzios, a charmosa cidade litorânea do Rio de Janeiro

Estátua da atriz francesa Brigitte Bardot: um dos ícones de Búzios
Estátua da atriz francesa Brigitte Bardot: um dos ícones de Búzios

Armação de Búzios, o charmoso balneário do estado do Rio de Janeiro, entrou no mapa internacional depois que a atriz francesa Brigitte Bardot chegou à cidade na década de 1960 e divulgou a então pacata vila de pescadores para o mundo.

Desde então, o reduto litorâneo passou a atrair uma grande quantidade de turistas estrangeiros. Muitos deles se encantaram pelo lugar e decidiram estabelecer residência por ali e abrir os seus próprios negócios no município fluminense.

Da influência de tantas nacionalidades diferentes, surgiram restaurantes com menus de diversos lugares do mundo, além de casas noturnas badaladas, ateliês, hotéis e pousadas com muita personalidade. Junte a isso praias paradisíacas, muita natureza ao redor e pronto: Búzios tem tudo para ser um destino inesquecível para acalmar a mente.

Tem planos de viajar para lá? Veja as atrações imperdíveis do belo destino da Região dos Lagos do Rio de Janeiro:

Rua das Pedras – Com pouco mais de 600 metros de extensão, a via peatonal de calçamento de pedras é o lugar mais badalado de Búzios. Por ali se concentram os principais bares, restaurantes, galerias de arte, lojinhas de decoração e grifes de luxo da cidade. Nos meses de alta temporada, com o vaivém de gringos, casais e famílias inteiras, algumas lojas permanecem abertas até as primeiras horas da madrugada.

À noite, a tranquilade diurna da Rua das Pedras transforma-se na via mais badalada de Búzios
À noite, a tranquilade diurna da Rua das Pedras transforma-se na via mais badalada de Búzios

Orla Bardot – Acompanhando a praia da Armação, a Orla Bardot é a continuação da Rua das Pedras. É um passeio agradável para fazer durante o dia, com um visual incrível do mar salpicado de barquinhos coloridos e muitos recantos para descansar e ver o pôr do sol. Na via se encontra também a famosa estátua de Brigitte Bardot, obra da artista plástica Christina Motta. É dela também a escultura dos três pescadores em bronze puxando uma rede no meio da praia. À noite, o agito da área fica por conta dos restaurantes, bares com música ao vivo e casas noturnas, incluindo a animada Privilège.

Trilhas – Os mais aventureiros podem desbravar as diferentes trilhas que existem em Búzios. Tem percursos para todos os níveis de dificuldades, de pequenas caminhadas panorâmicas a circuitos de trekking que exigem mais esforços. Uma das trilhas mais populares é o caminho “Mangue de Pedras”, que passa pro paisagens espetaculares como o mirante do Pai Vitório e a praia da Gorda. Outra conhecida é a da Serra das Emergências, uma enorme reserva de Mata Atlântica e vista para as principais praias da região.

A escultura dos três pescadores é uma das atrações que podem ser vistas na Orla Bardot
A escultura dos três pescadores é uma das atrações que podem ser vistas na Orla Bardot

Praias – De enseadas mais reservadas a faixas de areia badaladas, são mais de 20 praias na cidade de Búzios. No centro ficam as praias do Canto, da Armação e dos Ossos. Bem pertinho estão as praias da Azeda e Azedinha, pequenas mas de águas transparentes e cercadas de muita vegetação. Não há quiosques, mas as duas contam com barquinhos que funcionam como bares.

A de Geribá, do outro lado da península, é muito frequentada por jovens, surfistas e adeptos de esportes náuticos como o windsurfe e o kitesurfe. Os bons ventos correm também nas praias Rasa e de Manguinhos.

Quem viaja com crianças, prefere as águas calmas de Ferradura, João Fernandes e Tartaruga, onde os turistas podem fazer passeios de caiaque e banana boat. Para os mais desinibidos, o lugar certo é o pequeno trecho da Olho de Boi, uma das melhores praias de nudismo do mundo. O acesso à área naturalista é feito por uma trilha que começa na praia Brava.

A praia da Azeda é uma das mais fotogênicas do balneário fluminense
A praia da Azeda é uma das mais fotogênicas do balneário fluminense

Búzios Trolley – O caminhão adaptado para fazer tours turísticos é a melhor forma de conhecer as principais atrações de Búzios. O passeio passa por 12 praias e mirantes, com diversas paradas pelo caminho e mergulho em alguns pontos do balneário. O roteiro começa no centro da cidade, na sede da empresa Tourshop.

Gran Cine Bardot – O único cinema da cidade foi batizado em homenagem à atriz que deu fama à cidade. Localizado na região da Rua das Pedras, o local abriga todos os anos, no mês de novembro, o famoso Búzios Cine Festival, um evento que reúne mostras cinematográficas gratuitas, pré-estreias e encontro de distribuidores e exibidores.

in PureViagem