As férias de janeiro se aproximam e com ela o desejo de curtir dias de descanso, sombra e água fresca. Mas se, além disso, a intenção for badalar e andar na moda o destino certo é um só: Búzios, um cenário paradisíaco de um balneário que reúne nada menos do que 23 praias de águas cristalinas.

silkbeachclub-bravaclub

Não à toa, Búzios é a quinta cidade brasileira que mais atrai o interesse dos turistas estrangeiros, de acordo com o último estudo do Ministério do Turismo. O que vale por lá é ser feliz, acordando cedo para pegar sol, curtindo a night até o amanhecer ou checando a moda no vaivém da Rua das Pedras.
Búzios ganhou fama internacional no verão de 1964, quando Brigitte Bardot desembarcou pela primeira vez no balneário. Com 27,5 mil habitantes, pode chegar a 200 mil na alta temporada. As praias reúnem points para todos os gostos e turmas: os que gostam de mar aberto e quem prefere as enseadas; a galera do mergulho, surfe, stand-up paddle e também quem só quer curtir um sol. E as opções de lazer não se resumem às praias.

buzios

A mais badalada é Geribá. Com seus quatro quilômetros de extensão, é onde se encontra a galera jovem, bonita e mais descolada que aproveita a infraestrutura das barracas e o espaço com quadras de vôlei e pranchas. Outra boa opção para a turma do surfe é a Praia Brava. Já para quem prefere mar tranquilo e curtir uma área de proteção ambiental, Azeda e Azedinha, uma ao lado da outra, e que têm acesso por uma trilha, são bons destinos.

Famílias com crianças têm como opções Manguinhos, a praia da Ferradura, da Tartaruga ou a de João Fernandes, onde se consegue alugar caiaques, fazer passeios de banana boat e mergulhos de snorkel. João Fernandinho é menor e mais aconchegante. Por isso, é ideal para praticar stand-up paddle. Opção semelhante é Ferradurinha, acessível apenas por trilha. Mais tarde a noite ferve em Búzios, com várias opções de bares e restaurantes.

por Marcio Sousa in Jornal de Jundiaí