Depois de receber duras críticas em uma coluna do jornal O Globo no ano passado sobre o corte de um frondoso bouganville na Rua das Pedras, o paisagista José Cícero, que na época era o responsável pelo departamento de Parques e Jardins do município, vem a público mostrar o resultado positivo do trabalho incompreendido, cerca de um ano depois.

– A poda foi feita por uma questão de segurança e quem me conhece sabe que eu jamais faria a atrocidade de cortar um belo exemplar de bouganville. A planta, uma trepadeira, estava se apoiando em um tronco de árvore  morta há tempos, e estava com excesso de peso, prestes a cair derrubando a rede elétrica da rua – declarou Cícero ao PH na ocasião.

buzios-rua-das-pedras

Segundo Cícero,  a matéria feita pelo PH na época foi bem elucidativa sobre a razão da poda, mas devido a maneira emocionada como o caso foi transmitido ao colunista Ancelmo Góes, a repercussão foi bastante negativa para ele como profissional e também para a Cidade.

– Fui firme na ação porque eu sabia o que estava fazendo. Hoje podemos ver a árvore tão frondosa como antes, toda florida, gerando sombra e embelezando a rua mais famosa de Búzios. Muitos comerciantes me perguntam se eu tenho como fazer um paisagismo semelhante na frente das suas lojas, e eu respondo que sim. É só uma questão de conscientização. Apesar de não trabalhar mais pela prefeitura de Búzios, continuo fazendo esse trabalho como voluntário, que vai tornar a Cidade mais bela – diz Cícero.

O paisagista lembra que além da sombra, a planta hoje transmite segurança a quem passa pela rua porque não tem mais a altura excessiva que apresentava e portanto não corre o risco de cair: – Se alguém tiver alguma árvore para podar, antes de cortá-la eu posso fazer uma avaliação e, dependendo do local, até mesmo podar a árvore. Mas se for no espaço público quem deve fazer isso é a prefeitura. Se nós como moradores conseguirmos dar vida a esse projeto, poderemos em breve fazer várias jardineiras em parceria com o poder público e com os comerciantes. Isso é bom para a Cidade e para os moradores – finaliza.

in Jornal Primeira Hora