De opções requintadas a estabelecimentos tradicionais, a gastronomia é uma das atrações do famoso destino da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Orla Bardot é um dos endereços gastronômicos de Búzios

Depois que a atriz francesa Brigitte Bardot deu fama ao lugar, na década de 1960, Búzios passou a receber uma grande quantidade de turistas estrangeiros que conheceram o balneário fluminense e nunca mais quiserem voltar aos seus locais de origem.

Da mistura de nacionalidades, surgiram hotéis charmosos com muita personalidade e também restaurantes que atendem aos mais exigentes e diferentes paladares.

orla-bardot-brigitte

Os proprietários de diversos sotaques – franceses, alemães, italianos – trouxeram os segredos e iguarias de seus países e os combinaram com produtos locais frescos, com destaque para os pratos à base de frutos do mar.

Na hora de comer, a região da Rua das Pedras e Orla Bardot, na zona central, são as melhores pedidas. Por ali ficam os melhores restaurantes e, consequentemente, os mais concorridos, especialmente na alta temporada.

Restaurante do David

A aparência simples da fachada guarda um dos restaurantes mais saborosos e famosos de Búzios. A especialidade é o camarão, servido em forma de moqueca, bobó e estrogonofe. Para quem não é fã do crustáceo, há também opções com carne bovina, frango, massas e saladas.

Rua Manoel Turíbio de Farias, 260 – Centro (via paralela à Rua das Pedras).

 

Sollar

O Sollar fica em um casarão que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek
Montado em um casarão do século 18 que pertenceu ao ex-presidente Juscelino Kubitschek, o restaurante se intitula como um “Mozzarella Bar”. O local é comandado pelo chef italiano Danio Braga, que está no Brasil há mais de 30 anos. Da cozinha saem especialidades italianas à base de “mozzarella” preparada artesanalmente. Prove o ravióli com creme de ricota e espinafre, o risoto de queijo brie e presunto de parma e o nhoque de berinjela.

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 994 – Orla Bardot.

sollar-buzios

Bar do Zé

Modesto no início, o restaurante do carioca Estevão Mello foi conquistando o paladar dos comensais ao longo dos anos. Mudou o status de bar para um sofisticado endereço gastronômico. Especializado em frutos do mar, a casa é uma ótima opção para almoçar e jantar em Búzios. Experimente os risotos, como o de camarão com queijo brie e aspargos ou o de frutos do mar. O cardápio inclui ainda peixes frescos, massas, carnes e sobremesas, com destaque para o Laranja Lene (sorvete de creme com calda de laranja e lâminas de amêndoas).

Orla Bardot, 382.

 

Chez Michou

Os deliciosos crepes do Chez Michou, um dos restaurantes mais concorridos do balneário.
Inaugurada há mais de 30 anos, a famosa casa de crepes do balneário é o ponto de encontro noturno de turistas e moradores. No cardápio estão mais de 50 tipos da iguaria francesa, incluindo opções salgadas e doces. Não deixe de experimentar o clássico Alessandro (queijo, presunto, tomate e orégano) ou o Surf (filé mignon com molho de gorgonzola). Para a sobremesa, peça o crepe de morango, chocolate e sorvete. Na alta temporada, a dica é chegar cedo para evitar as longas filas de espera. Rua das Pedras, 90 – Centro.

crepes-do-chez-michou

 

Cigalon

Localizado na mesma casa onde Brigitte Bardot se hospedou quando esteve em Búzios, na década de 1960, esse sofisticado restaurante de especialidades francesas tem o menu assinado pela chef argentina – e também proprietária – Sonia Persiani. O ambiente aconchegante é perfeito para um jantar romântico à luz de velas. Entre as delícias estão lagostins em massa crocante e gaspacho de uvas; filete de cherne em camada de batatas finas, abacaxi, aipo e aroeira; e Camarões V.G. no molho de coral acompanhado de arroz de amêndoas. Para fechar a noite, aposte no creme brulê ao anis, sorvete e frutas vermelhas.

Rua das Pedras, 199 (Pousada do Sol).

 

Buda Beach Bar

Com decoração inspirada no oriente e vista para o mar, o restaurante tem um varandão perfeito para fazer uma refeição e apreciar o pôr do sol. O menu inclui comida japonesa, pizzas no forno à lenha e pratos da culinária internacional com massas, frutos do mar e carnes.

Av. José Bento Ribeiro Dantas, 534 – Orla Bardot.

buda-beach-bar
Capricciosa

Varandão com vista do Buda Beach Bar, na Orla Bardot. Filial da famosa pizzaria da capital fluminense, a Capricciosa é considerada a melhor pizzaria de Búzios. As pízzas fininhas e assadas no forno à lenha fazem sucesso entre moradores e turistas. São mais de 30 sabores para escolher, incluindo a popular “Buziana” (mussarela de búfala, camarão, parmesão, rúcula, tomate e abobrinha) e a “Baguete de Ávola” (mussarela de búfala e filete de salame picante).

Orla Bardot – Av. José Bento Ribeiro Dantas, 478.

 

in Pure Viagem