A OAB de Búzios está levando para a cidade o VivaVôlei, um Programa de iniciação ao voleibol cujo sentido é educar e socializar meninos e meninas de 7 a 14 anos através do esporte.

Vivavôlei Búzios

Vivavôlei Búzios

O prefeito André Granado esteve nesta terça-feira, dia 24 de novembro, reunido com os organizadores a fim de apoiar a realização deste projeto.

O VivaVôlei foi iniciado em 1999 pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), a entidade máxima da modalidade no país e em 2003 a CBV criou o Instituto VivaVôlei (OSCIP) para gerenciar o Programa. Este projeto tem a autorização e o apoio institucional da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Através desta parceria, os professores são capacitados para desenvolver nos alunos uma cultura de paz, baseada na inclusão do outro, através da cooperação, da socialização, do diálogo, do respeito e da criação de um espaço saudável de convivência.

Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema

Centro de Desenvolvimento do Vôlei, em Saquarema

Foi instituído, para educar e socializar e para a aprendizagem do voleibol, o “mini-vôlei” como um método de iniciação simplificado e adaptado às capacidades e necessidades das crianças, tendo como princípio básico a formação lúdica, com formação de turmas mistas de crianças de 07 a 14 anos, adequação do tamanho da quadra, do peso da bola, altura da rede e das regras do jogo a esta faixa etária. Através de sua força atrativa e complexidade psicomotora, esta atividade auxilia no ensino esportivo, contribuindo para o desenvolvimento físico, social, intelectual e emocional da criança, dentro de princípios de estímulo ao espírito de cooperação e a competições não-agonísticas.

Os principais objetivos do programa são:

– Atender às comunidades de baixa renda em todo o Brasil
– Educar e socializar as crianças através do esporte
– Reduzir a evasão escolar
– Promover a integração e inserção social
– Afastar as crianças da criminalidade e das drogas
– Ensinar os valores éticos e morais da cidadania através do esporte
– Difundir e democratizar a modalidade voleibol em todo o Brasil
– Estimular o aprendizado do voleibol nas escolas, clubes, praças e condomínios.

in Prefeitura de Búzios