O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nessa segunda, as primeiras imagens da câmera multiespectral brasileira MUX, que está a bordo do satélite CBERS-4.

As imagens foram tomadas sobre a região de Armação de Búzios, no Rio de Janeiro. O satélite sino-brasileiro de sensoriamento remoto Cbers-4 foi lançado no último domingo, da base de Taiyuan, a 700 quilômetros da capital chinesa.

imagem-satelite-buzios

O equipamento foi lançado pelo foguete chinês Longa Marcha 4B. Quando atingiu o ponto ideal da órbita, um comando liberou a trava do dispositivo que prendia o Cbers-4 ao foguete. Impulsionado por molas, o satélite afastou-se do lançador e entrou em órbita 12,5 minutos após o lançamento.

O Cbers-4 tem duas toneladas e está equipado com quatro câmeras. Ele dará 14 voltas no planeta por dia. Será possível captar imagens em baixa resolução em cinco dias. Já em média resolução, o tempo é de 26 dias e para as em alta, 52 dias.

Este foi o quinto equipamento de sensoriamento remoto produzido em parceira entre o Brasil e a China. A MUX é a primeira câmera para satélite inteiramente desenvolvida e produzida no Brasil. Ela é capaz de registrar imagens no azul, verde, vermelho e infravermelho, em faixas distintas, para ser usada, principalmente, no controle de recursos hídricos e florestais.