A Guarda Marítima de Armação dos Búzios, na Região dos Lagos do Rio, iniciou buscas por um tubarão na Praia de Tucuns nesta segunda-feira (27), após receber um chamado de moradores. De acordo com os agentes, ele teria sido visto circulando no local por banhistas nos últimos dois dias. Apesar do alerta, nenhum animal foi encontrado. O episódio aconteceu depois que um tubarão foi capturado por pescadores na Praia José Gonçalves, praia adjacente a de Tucuns, no último sábado (25).

Segundo relatos, pescadores estavam fazendo cerco com rede próximo aos rochedos, rente à Praia José Gonçalves, quando perceberam a movimentação do predador marinho. A agitação foi tão grande que a pequena embarcação quase virou com o peso do animal na rede. O predador, depois de ser contido, foi levado para a costa, onde permaneceu vivo e se debatendo por um tempo. A pesca do animal foi registrada pelos pescadores, que afirmam que o tubarão pesava aproximadamente 130 Kg.

De acordo com o biólogo Eduardo Pimenta, que analisou as imagens, não existe motivos para o balneário entrar em estado de alerta neste momento. O ambientalista, no entanto, faz algumas recomendações.
“Pelas imagens, me parece um tubarão de cabeça chata. Uma espécie de animal que é comum na região, devido ao acidente geográfico e a abundância de alimentos em decorrência do grande pescado. Mas, apesar dos registros, não existe motivos para alarde, somente um estado de atenção. Se algum banhista identificar algum indício de tubarão, deve sair da água imediatamente”, afirmou.
Ainda segundo o biólogo, ataques de tubarões não são comuns na região. “Somente dois ataques foram registrados e são reconhecidos na Região dos Lagos. Apesar de ser um animal comum na região, não se tem um número alto de ataques. Os ataques dessa espécie são mais comuns em Pernambuco”, disse.

A Secretaria de Meio Ambiente de Búzios não se pronunciou sobre o caso . Assim como a colônia de pescadores, que confirmou a captura do animal no sábado, mas não soube dar mais detalhes. A Guarda Marítima segue em alerta para possíveis ocorrências de tubarões na região.

in G1 Globo