O município de Búzios, teve o Plano de Mobilidade Urbana, exigido pelo Governo Federal, aprovado. O Balneário tem aproximadamente de 30 mil habitantes, mas chaga a receber 100 mil turistas em alta temporada. Segundo informações da prefeitura, o Plano segue as exigências de priorizar o pedestre, o ciclista e depois o transporte coletivo.
O projeto foi elaborado em oito meses, com a realização de três Audiências Públicas, 17 reuniões, aplicação de questionário nas ruas com entrevista de mais de mil pessoas, seis câmaras temáticas para debate detalhado com representantes de entidades civis, profissionais, técnicos e moradores interessados em temas específicos, com participação de cerca de 200 pessoas.
Estão previstos criação de redes de calçada, ciclovias entre bairros, promoção de transportes coletivos, a promoção da melhoria das condições de circulação e acesso dos transportes públicos, além a distribuição de áreas para estacionamento de automóveis.
“Quando a cidade está cheia o trânsito é caótico, porque só tem uma entrada e uma saída. Tudo fica parado. Além do estacionamento nas ruas que é R$ 3 a hora. Parece até que é para limitar pessoas de pouco poder aquisitivo na cidade”, disse o morador de uma cidade vizinha, Leandro Gualberto.
” A cidade deixa de ser do automóvel, para ser do pedestre, mais humanizada, dentro de uma visão contemporânea de valorização do espaço público, que já está sendo aplicada em diversas partes do mundo com bons resultados”, afirmou a a secretária de Planejamento e Projetos, Alice Passeri.
O Plano de Mobilidade é obrigatório para todos os municípios brasileiros com mais de 20 mil habitantes. O projeto permite que esses municípios recebam recursos do Ministério das Cidades para melhorias nesta área. O prazo para apresentação do plano foi encerrado na última quarta-feira (16). Segundo o Governo Federal, apenas 25% dos municípios entregaram os relatórios.

In G1 Globo