Gestores de turismo dos municípios de Armação dos Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro, vão apresentar, na próxima terça-feira (2), um plano de ação para incrementar o turismo nas três regiões. A inciativa faz parte do programa Lidera Rio Turismo, lançado pelo ministro do Turismo, Vinicius Lages, em Búzios, em setembro, fruto de uma parceria entre o SEBRAE/RJ, o Sebrae Nacional e o Ministério do Turismo.

O programa Lidera Rio tem como objetivo fomentar o turismo no estado, estimulando o desenvolvimento de ações locais, que fortaleçam o desenvolvimento econômico e as empresas fluminenses. A Região os Lagos foi escolhida para sediar a turma piloto do programa. Desde outubro, 27 gestores públicos e lideranças empresariais da região estão participando de capacitações e seminários para planejar um modelo de turismo para suas regiões.

Viaje para Búzios

Viaje para Búzios

 

Nesta terça, os gestores estarão reunidos para a finalização do programa no Hotel Mandai, em Cabo Frio, quando farão a apresentação dos planos de ação para o turismo de seus municípios. Segundo Ana Claudia Vieira, coordenadora do Sebrae/RJ na Região dos Lagos, o programa proporcionou uma reflexão sobre os destinos e um aprofundamento nos temas como sustentabilidade, inovação e gestão, além da integração dos municípios Arraial do Cabo, Búzios e Cabo Frio.

“O trabalho foi muito rico. Durante os encontros, surgiram diversas ideias de desenvolvimento baseadas na vocação de cada região. Amanhã (terça) eles irão apresentar o resultado desse trabalho. Não temos dúvida que haverá um impulso no turismo da Região dos Lagos com a implantação dos novos projetos. Isso é excelente porque estimular negócios aos micro e pequenos empresários da região que atendem a toda a cadeia de turismo. A Região dos Lagos já é considerada hoje o principal destino dos cariocas e vai ficar ainda melhor”, disse ela. .

O programa Lidera Rio Turismo também prevê ações outros Destinos Indutores do Desenvolvimento Turístico Regional e seus municípios . A partir do primeiro semestre de 2015, o curso será oferecido em Angra dos Reis e,, em maio, na região das Agulhas Negras e Vale do Café.