Búzios será a sede de treinamento pré-jogos para atletas que irão disputar as modalidades de Vela, nos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro, em 2016. A notícia foi divulgada no início de maio, no site oficial das Olimpíadas. O local escolhido para os treinos pela equipe brasileira foi o Búzios Vela Clube, na praia de Manguinhos, lugar frequentado por velejadores do Brasil e do exterior, na maioria europeus, que consideram Búzios uma das raias preferidas do mundo devido as condições ideais do clima para a prática de esportes náuticos.

Bimba em Búzios
Faltando pouco mais de 12 meses para o mega evento, os velejadores de Búzios já podem ser vistos treinando no mínimo duas horas por dia, na praia de Manguinhos, conhecida por suas águas tranquilas, sem incidência de ondas, correntes marítimas ou canais de maré, e com regime constante de ventos. Estrelas do Windsurf como Ricardo Winicki – Bimba de Búzios, o mexicano David Theram, e a carioca Patrícia Freitas, que passou a viver aqui em dezembro passado, velejam regularmente no local.
– Com a proximidade dos jogos olímpicos a tendência é intensificarmos os treinamentos no Rio, porém aqui temos as nossas equipes e toda infraestrutura do BVC, de preparador físico a fisioterapeuta, e a proximidade da família. As condições de vento não são idênticas as da raia olímpica, mas estamos bem assistidos com o suporte que desenvolvemos em Búzios, a um custo bem menor, principalmente se tivermos que deslocar toda a equipe para a cidade sede – explica o velejador Bimba, representante do Brasil na classe RS:X das Olimpíadas e atual vice-líder do ranking mundial da ISAF.
Para Bimba, o fato de Búzios ter sido indicado como local de treino da Vela não inclui a Cidade em nenhum programa de incentivo ou de melhoria de infraestrutura desportiva e turística. – Os atletas já gostavam de treinar na península e a indicação não significa que as coisas irão melhorar por aqui. Isso não tem nenhuma relevância para o esporte e nem para o município. Apesar de termos trabalhado duro para trazer a raia olímpica para cá, não houve um desenvolvimento da infraestrutura, como no caso do Golfe, que se estruturou e hoje temos um campo a altura dos grandes eventos do esporte. No caso da Vela, não houve essa preocupação. Não temos uma praça para eventos do esporte e nada se planejou para receber uma delegação com muitos atletas. Foi a oportunidade perdida de deixar um legado para os buzianos, uma sensação de que não houve atenção com o maravilhoso potencial da Cidade – diz.
– A organização da Federação dos treinamentos da classe RS-X entende que somos uma equipe. Sou do Rio, mas mudei para cá para trabalhar com Bimba porque no Rio de Janeiro eu estaria velejando sozinha, e é um treino muito fraco. Treinamos juntos através de um esquema que o meu treinador montou para os Jogos Olímpicos – fala Patrícia Freitas, 6º lugar no ranking mundial de Windsurf.
– Acho muito difícil conseguir alguém com a qualidade técnica de Bimba para treinar no México. Eu e mais dois velejadores estrangeiros, um espanhol e o outro português, nos reunimos em Búzios com ele, duas ou três vezes ao ano, para treinar aqui. O lugar é perfeito para isso – comenta o atleta mexicano David Theram, que já está se preparando para representar o seu país nas Olimpíadas.
Os jovens velejadores, Albert de Carvalho e Felipe Beltram, contratados pela Federação Brasileira de Vela e Comitê Olímpico Brasileiro como estagiários de Educação Física para auxiliar os treinos de Bimba e Patrícia, respectivamente, também participam de forma decisiva dos exercícios diários no BVC, – eles são cruciais para o desenvolvimento competitivo dos atletas – argumenta o técnico da equipe  brasileira, Rodrigo Amado.

Por Márcia Ribeiro in Jornal Primeira Hora