Búzios volta ao clima da tradicional vila onde Brigitte Bardot e tantos outros descobriram a essência estância de veraneio.

Brigitte Bardot passeando em Búzios

Brigitte Bardot passeando em Búzios

Basta esperar pelo fim do verão para reviver Búzios à moda antiga. A partir de abril e até a véspera do Natal, o lugar transforma-se num oásis de tranquilidade, proporcionando uma agradável fusão entre o alto padrão de infraestrutura turística com aquela deliciosa atmosfera do vilarejo de outrora. Os grandes transatlânticos apagam temporariamente Búzios da rota, os veranistas desocupam as praias deixando-as quase desertas, não há mais filas nos restaurantes, e as pousadas oferecem pacotes muito interessantes. Na Rua das Pedras, é possível caminhar folgadamente e apreciar a graça das fachadas reabilitadas.

Rua das Pedras e Orla Bardot

Rua das Pedras e Orla Bardot

O que mais seduz o turista em Búzios são as praias de sonho, cada uma com características próprias. Para apanhar ondas ou praticar esportes aquáticos, conversar, comer e beber num dos vários bares encravados na areia, a praia de Geribá é imbatível e a frequência eclética fez desta longa faixa de areia branca uma das mais concorridas. A minúscula praia do Forno é intimista, a da Ferradura, aconchegante, Manguinhos e Rasa ainda conservam traços selvagens. A encantadora praia dos Ossos é linda e emoldurada pelo cenário bucólico dos barcos e pela igrejinha de Santana, é cenográfica. Ainda restam muitas outras. Mas o melhor mesmo é conferir pessoalmente e descobrir qual é a “sua praia”.

Praia de Geribá na baixa temporada

Praia de Geribá na baixa temporada

Excertos de ZH Vida e Estilo por Maria Helena Rocha Dias